quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Conheça os benefícios das árvores para saúde

"Árvore é sinônimo de vida", com sua sombra aconchegante, seus frutos e flores magníficos, ou com a sua importância fundamental para o progresso através do papel, as árvores estão presentes em nossas vidas desde as lembranças mais remotas de nossas infâncias.

Dos primeiros seres vivos do planeta, as árvores foram resistindo às mais diversas mudanças climáticas, renovando-se, transformando-se para poderem se adaptar a diferentes situações. Entretanto, talvez estejamos vivendo a maior destas transformações ambientais: a que realiza o progresso da civilização humana. E, para continuarmos a progredir em rítmo acelerado, precisamos proteger nossa flora e nossa fauna garantindo a sobrevivência de todos, inclusive a nossa.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O desenvolvimento sustentável só depende de cada um de nós.

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

A Coreia desenvolve ações para restaurar rios poluídos.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Parabéns à todos os RECICLADORES do BRASIL pelo seu dia!

Reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricá-la. Depois de reciclado, o papel pode se transformar em caixas de papelão, sacos de embalagens, embalagens para ovos, papel higiênico, material de escritório, cadernos e livros. Reciclar 1 tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo. Depois de reciclado o plástico pode se transformar em mangueiras, embalagens para produtos, bandejas, brinquedos, sacos de lixo e muito mais. Recicle!


Essa prática nós apoiamos.


Não faça isso, a natureza agradeçe.

Um litro de óleo de cozinha polui 20 mil litros de água. Se você não sabe o que fazer com o que sobrou da fritura, não jogue na pia, pois temos uma solução: o Ministério do Meio Ambiente indica armazenar o óleo em uma garrafa PET ou em um recipiente de vidro e destiná-lo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Se puder e tiver tempo, transforme a gordura em sabão. Além de colaborar com o meio ambiente você ainda economiza!
Fonte: http://www.conversasdecozinha.com.br/2011/04/1-litro-de-oleo-de-cozinha-polui-20-mil.html

Fazendo uma luminária com garrafa pet e papelão

Hoje vamos criar uma peça de decoração feita de dois materiais muito acessíveis que dará a casa um toque de sofisticação e requinte.

Materiais necessários:
Garrafa pet de 1 litro.
Papelão.
Lampada fluorescente.
Barbante.
Cola branca.
Tesoura.
Ferro de solda.

Caneta.

Procedimentos:
Corte a garrafa pet na parte de baixo.









Com o ferro de solda destaque o gargalo da garrafa.










Ainda com o ferro faça 4 furos para passar o barbante que irá fixar a garrafa a lâmpada dessa maneira:









Amarre a lâmpada usando o barbante dessa forma:











Separe uma camada do papelão dessa forma:









Recorte tiras de várias larguras para montar um mosaico assim:









Para fechar o fundo da luminária recorte um circulo de papelão usando a base da garrafa como molde:









Faça o acabamento:










Luminária pronta:













A peça pode ser comercializada a partir de 50 reais.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Vamos acabar com o hábito de jogar lixo nas ruas.



Para pensar sobre.


Consciente Coletivo


Série de animações feita com papel reciclado, Consciente Coletivo aborda a questão do consumo consciente, deixando claro o papel e o poder do consumidor e mostrando como hábitos de consumo saudáveis e conscientes podem reduzir os impactos no meio ambiente, na economia e na sociedade. A série é formada por dez interprogramas de dois minutos e foi produzida pelo Canal Futura em parceria com o Instituto Akatu e HP do Brasil e foi gentilmente disponibilizada para veiculação nos canais da ONGParceiros Voluntários.



A História das Coisas.



 A História das Coisas é um documentário de 20 minutos, que vai direto ao ponto: como colaboramos diariamente pra destruir o planeta. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai da exploração dos recursos naturais, passando pelo produto manufaturado, a compra e o descarte, até chegar ao lixão. Mas o diferencial aqui é que não é um documentário no estilo BBC ou National Geographic. É explicado com desenhos (toscamente) animados, e numa linguagem simples (sem ser simplista) que se torna interessante e compreensível até para crianças pequenas. 

Fazendo um relógio de parede com um disco de vinil

Um dos itens que foi perdendo seu uso e portanto sendo cada vez mais descartado foi o disco de vinil, para evitar que o nosso disco vá parar nos aterros sanitários e dar um toque vintage aos espaços nas nossas casas estaremos demostrando uma das possíveis utilizações para ele, estaremos descrevendo abaixo um guia rápido de como proceder e quais os materiais necessários para a confecção de um relógio de parede usando um disco de vinil. Lembrando que esse guia é apenas para nortear a montagem do relógio pois a arte fica a critério de quem for fazer seu próprio relógio de vinil.


Materiais necessários:

Disco de vinil.
Maquinário de relógio de parede(encontra-se em lojas de artesanato etc.).
Adesivos ou impressos temáticos 2x2cm.
Pilha pequena.
Régua

Tesoura
Cola branca (se for usar impressos)
Procedimentos:
Cole  os  adesivos ou impressos dispostos  na  borda  do  disco  de  vinil  com  a  distância  entre  eles  de  04 centímetros  de  modo  a  representar  as  12  horas  do  relógio  (opcionalmente  pode  se  colar 
também nos ponteiros e circulo central do disco).










Introduza o maquinário do relógio no furo do disco de vinil e aperte a porca de forma que fique firme.









Ajustando os ponteiros.
Encaixe os ponteiros da hora e dos minutos de preferência alinhados ao meio dia para facilitar a precisão do ajuste, encaixe os ponteiros na ordem: horas, minutos e segundos.









Instale a pilha observando a correta posição dos polos positivo e negativo.









O Relógio terminado.

Pronto! gastando muito pouco você montou uma peça que além de bonita pode ser comercializada em uma faixa de preços entre 30 e 60 reais.